domingo, 19 de fevereiro de 2012

Chevrolet Agile: o Corsa dos tolos

Que desenho mais empolgante...

Em meados de 2009, depois de alguns anos convivendo com a segunda (e atual) geração do Corsa e já cansado de ver as belas fotos do Opel Corsa lá na Europa, imaginava que a GM pudesse trazer ao Brasil (mesmo que depenado e atrasado) a última geração do Corsa.

Mas como um cachorro de porta de bar, que toma chute sem entender o porquê, vi surgir o carro mais feio que a GM poderia fazer até então: o Agile. Que nome para um carro que nada tem de apelo esportivo, não?

Se a feiura fosse seu maior ponto fraco, até que não estaríamos tão mal, mas como o cachorro na porta do bar, depois do chute vem as pedradas.

Um carro que veio para substituir a segunda geração do Corsa foi construído sobre a plataforma do Celta, ou seja, a mesma base do primeiro Corsa, lá de 1994. Em vez de evoluir, o carro andou uma geração pra trás. Nada demais se fosse vendido de forma honesta, como um carro barato e competitivo, mas tentaram empurrá-lo goela abaixo do consumidor, como sendo um carro melhor que o Corsa.

E isso tinha um motivo, aliás dois:

- A GM amerícana estava quebrada em 2009. Sim, quebrada, falida. Tanto que o governo americano comprou 60% de suas ações. Ela precisava de um carro que fosse de baixíssimo custo de produção. O Agile foi criado usando plataforma e motores já muito conhecidos. Fizeram aquele omelete com o que sobrou na geladeira, porém colocam num prato bonito e vendem caro.

- O brasileiro seria facilmente iludido com essa "novidade". Se a propaganda no intervalo da novela falou que é novo e é "do bom", tá falado! Bora pegar um novo carnê na concessionária. E na hora que chegar em casa, contar vantagens para o vizinho, dono do Corsa. Mal sabem que o Corsa (atual) é bem melhor que o Agile, seu sucessor.

Passados três anos de seu lançamento, para nossa sorte, seu sucesso não foi tão grande quanto a GM esperava. Ele luta para ficar entre os dez carro mais vendidos. Ainda assim, é muito mais vendas do que merece.

E eu já ia esquecendo, pior que o Agile é a "nova" Montana. Tiveram a cara de pau de aproveitar o nome Montana e fazer um carro tão horrível, até mais feio que o Agile, tanto que ficou conhecido como Monstrana. Pelo menos é a menos vendida entre as pick-ups pequenas.

Ponto forte da "Monstrana":  ser mais feia que o Agile


A verdade é que a GM ainda vive na inércia do seu sucesso da década de 80 e 90. Mas nos últimos anos parece que o embalo está acabando. O ano de 2012 será marcado pela renovação de boa parte da linha da GM: Cruze, Colbat e S10 já estão na área. Vamos torcer para que venham modelos mais honestos e com preços mais justos.

Pra fechar, um consumidor doido da vida, com a merda de seu Agile:



6 comentários:

  1. Tá falando bosta... Falar sem conhecer pessoalmente é uma coisa, realmente a plataforma é do corsa antigo, mas primeiro:
    1 - o que é feio pra você pode ser bonito para outros
    2 - outros carros são usados com plataformas antigas e ninguém fala nada
    3 - ande em um pra ver a diferença antes de defecar via oral

    Falar sem saber é o que o brasileiro mais sabe...

    ResponderExcluir
  2. Pode ser bonito pros outros quem? Todos q conheço o acham horroroso, pra achar o contrário só se tiver cometido o erro d ter adquirido um ou se trabalhar na chevrolet... E não Seria defecar pelos dedos? Por unanimidade o carro é feio e pronto.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser bonito pros outros quem? Todos q conheço o acham horroroso, pra achar o contrário só se tiver cometido o erro d ter adquirido um ou se trabalhar na chevrolet... E não Seria defecar pelos dedos? Por unanimidade o carro é feio e pronto.

    ResponderExcluir
  4. Econômico moto valente.confortavelporta mala espantosos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Helena Julio do Equador, quero falar bem sobre o Sr. Benjamin sobre este assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre o Sr. Benjamin, então decidi tentar solicitar o empréstimo. Com a vontade de Deus, eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD. O pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador recusaram, foi realmente fantástico fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. E-mail/WhatsApp Contact se você deseja solicitar um empréstimo de them.247officedept@gmail.com WhatsApp Contact: +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir