sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Brasil Colônia: Ford Fiesta

O consumidor brasileiro não é levado a sério. O Fiesta nacional está tão "remendado" que a foto parece montagem.

O Brasil é o mercado de ouro para as montadoras de automóveis: produtos defasados vendidos por preços exorbitantes. Os executivos das montadoras, que aqui comercializam seus veículos, devem sentir-se como se ganhassem na loteria, todos os dias.

O exemplo de hoje é o Ford Fiesta. O carro começou a ser vendido aqui em meados de 1995, ainda importado. Nacionalizado no ano seguinte, ganhou mais duas gerações, um facelift na primeira e dois na segunda.

Fiesta e suas versões. Os facelifts de 2008 e 2011, ao que parece, foram feitos por estagiários.

Na figura acima, talvez o leitor perceba que está faltando um carro, que é o "New" Fiesta. Na verdade, é o modelo que foi lançado na europa em 2008, ou seja, já se passaram 4 anos.


A Ford quer que você o veja assim, desvinculado das outras gerações. O que em outros países foi uma evolução natural do modelo, no Brasil, querem te convencer que é um outro carro, um "new" Fiesta. Querem que você o compre como se fosse de uma categoria superior e isso tem um preço, bem alto (a versão hatch começa em R$ 48.950,00 segundo o site da Ford).

Não que o carro não seja completamente novo, mas a questão é que ele deveria substituir o Fiesta atual e não coexistir. Essa moda já é antiga no Brasil, já aconteceu inclusive na mudança do Fiesta 1997~2003 para o modelo 2003~2011.

A Ford vai tentar espremer essa laranja até a última gota e só a partir daí vai baixar os preços e tirar o velho Fiesta, finalmente, de linha.

Cabe a você, consumidor, fazer a sua parte. Evite comprar este Fiesta até que o preço dele seja razoável. A Ford na última semana já anunciou redução de preços tanto do Fiesta 2011 gringo, quanto do fiesta 2011 para brasileiros. Não deixe que a laranja a ser espremida seja a sua.

A questão é dar valor ao seu dinheiro. Mesmo que você tenha cinquenta mil reais para comprar este carro à vista, não deveria comprá-lo.

Você estará aceitando pagar a TBB (taxa babaca brasileiro), engordando ainda mais o cofre das montadoras, e sabe o que vai acontecer? Vão investir num novo projeto lá na europa, e bem... é só reler o post, adicionando seis anos nas datas.


5 comentários:

  1. Infelizmente não é só o Fiesta, ou só a FORD. Porém, no caso do Fiesta, quando ele tiver preço abaixo dos demais carros de mesmo segmento (espaço interno e itens de série - beleza e adereços externos não definem segmento), vale a compra para fazer sentir que o mercado consumidor começou diminuir a sua cota de tolices e quem sabe uma mudança de postura das demais concorrentes. Por hora, vamos acabar com a Fiesta deles, basta não ir ninguém!

    Pena que, com tão poucos concorrentes (alguns tem representação ridícula - e as matrizes aceitam - em nosso país) não exista uma competição mais acirrada pelo consumidor (a nova concorrência parece entregar os pontos neste jogo pelo consumidor). Bem, o futuro indica algum ar de mudança, resta a "panelinha" não conseguir moldar as decisões do governo em seu favor (protecionismo).

    Entenda por que os carros são mais caros no Brasil
    http://www.youtube.com/watch?v=qdL8KEpg17M

    E não só os automóveis, como também seus componentes de reparo:
    Denúncia: Diferença de preços na mesma peça
    http://www.youtube.com/watch?v=uvu8oSGTSqc
    Novamente, e não só a FORD tem esta prática, infelizmente; é correr da mordida do leão para levarmos um tapa do urso.

    Antigamente vieram cá saquear os índios. Agora quando não somos os índios (Brasil é aquele país da floresta), somos os favelados (aquele país das drogas e pobreza extrema); Dá no mesmo, a história repete-se, só que agora com amparo legal da lei de mercado (? aqui sem limites) e definições "modernas" das palavras "saque" e "colônia".

    Em algumas horas específicas precisamos do CADE!? Perguntamos: Cadê?

    Neste circo que vivemos, pagamos para verem o espetáculo e fartarem-se de rir do espetáculo; adivinhem quem são os palhaços?

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  2. @Allan Welson,

    Infelizmente não é só o Fiesta, foi só o primeiro post do "Brasil Colônia". Tem uma série de carros na mesma condição por aqui, remendados ou atrasados:

    - Corsa
    - Agile que é um retrocesso
    - Peugeot "207"
    - UNO!!!
    - Celta
    - Clio
    - C3
    - Xsara Picasso
    - Polo
    - etc...

    Vamos comentando aos poucos sobre eles.

    A raiz desse problema todo, tem a ver com a falta de educação do povo e em segundo, a falta de educação financeira:

    1) As pessoas não conhecem os produtos que compram e não conseguem escolher entre as opções disponíveis, são ludibriadas pela propaganda (vide o caso Hyundai Veloster)

    2) Ao decidir a compra, a maioria paga o automóvel em 3 ou 5 anos, dando pequena entrada. Ou seja, mais lucro para as montadoras. As pessoas não dão valor ao dinheiro. Se simplesmente as pessoas passassem a poupar antes de comprar o carro, pagando à vista, ou financiando pequena parte, já diminuiria esse volume de vendas, e os preços baixariam. Você poderia comprar à vista e bem mais barato.

    Sujeira na Garagem.

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  3. Então não vamos comprar nada e andar de ônibus?
    Aff,
    Quanta abóbrinha!!
    Quem tem compra, quem não tem, não compra.
    Aqui é o terceiro mundo, não gosta, mude de país!

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  4. Quem tem deveria escolher melhor o carro que vai comprar, priorizar as opções mais honestas, fugir dessas enganações. Quem compra esses lixos, abre espaço para que venham mais. Para as montadoras é comodo que a consumidor aceite essas porcarias, é mais lucros para eles.

    Quem não tem, deveria juntar antes de comprar, do que financiar e pagar dois carros no final de cinco anos.

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  5. Eu sou Helena Julio do Equador, quero falar bem sobre o Sr. Benjamin sobre este assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre o Sr. Benjamin, então decidi tentar solicitar o empréstimo. Com a vontade de Deus, eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD. O pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador recusaram, foi realmente fantástico fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. E-mail/WhatsApp Contact se você deseja solicitar um empréstimo de them.247officedept@gmail.com WhatsApp Contact: +1-989-394-3740.

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